
MISSÃO
O Strategic Advisory Board é um orgão consultivo, composto por gestores executivos profissionais, combinando valências de “top management”, “expertise” funcional diverso e experiência transversal em sectores, indústrias e geografias.
Tem como missão primordial acompanhar a actividade da empresa, zelando pelo cumprimento da sua missão e da sua estratégia, assim como pela robustez dos seus “key financials”, da sua governação e das boas práticas de gestão.
Em paralelo, contribui para o desenvolvimento da actividade, através das sugestões e recomendações que produz, colegialmente ou de forma individual, por cada um dos seus membros.
Os seus membros são independentes e não-remunerados.
COMPOSIÇÃO

Actualmente a desempenhar as funções de Global Business Development Director, na bem conhecida Efacec, o Duarte possui um trajecto de primeira linha, combinando vários sectores de actividade, diversificados modelos de negócio e geografias distintas, em funções com de liderança de Marketing, de Business Development e de General Management, sempre em empresas de reputação mundial e líderes nas respectivas indústrias.
A sua carreira começou na Unilever, tendo transitado para o grupo General Electric e, posteriormente, para a ITT/Xylem. Pelo meio, construíu, em paralelo, uma sólido currículo académico (licenciatura em Gestão, na Universidade Católica; MBA, no IESE; Advanced Executive Leadership Program, na AESE), o que demonstra bem algumas das suas mais notórias qualidades. Recentemente, estreou-se como empreendedor, com a criação de novos conceitos de marca, em sectores como a Restauração (O Pão Nosso de Cada Dia), a Agro-Indústria e o Turismo (Lisboat).
Na Upper Side, contamos com a sua reconhecida e contagiante energia. com o seu incomum entusiasmo, com a sua grande capacidade de fazer acontecer, com o sólido “know how” adquirido ao longo destes 20 anos de uma experiência profissional de calibre consistentemente elevado.

Actual CEO Ibérico da Mantequerías Arias (grupo Savencia), a empresa alimentar mais antiga de Espanha e uma das mais importantes produtoras de queijos, é um executivo sénior, com inúmeras e consistentes provas dadas em funções C-level, há mais de duas décadas. Unilever, Orangina Schweppes, Bongrain (actual Savencia) são alguns dos seus cartões de visita, tendo desempenhado funções locais (Espanha, Portugal) e de coordenação internacional (Europa do Sul, Ibéria, etc.). Em paralelo com a sua actividade executiva, é professor convidado no Instituto de Empresa de Madrid, e tem desempenhado diversos cargos de representação em associações industriais, como a presidência da Federação Nacional das Indústrias Lácteas, em Espanha. Também é um orgulhoso membro da Guilde Internacional des Fromagers. Um transformador nato, um líder natural e uma “máquina de resultados.

Luís é um “marketeer” com coração de publicitário e um publicitário com coração de “marketeer”. Alumni da Northwestern e da Universidade Católica de Lisboa, liderou projectos locais e europeus na Unilever durante 8 anos, em Portugal e no Reino Unido. Da Unilever salta para o Sovena Group onde, durante 9 anos, participou diretamente no processo de internacionalização do grupo, fazendo do grupo a segunda maior empresa de azeite no mundo. Coordenou as equipas de marketing do Brasil, Espanha, Portugal, China e Estados Unidos, e foi ainda responsável pela “business unit” de Portugal.
Apesar de ser um apaixonado pelo marketing, branding e publicidade é também um “entrepreneur”, tendo executado um MBO da McCann Lisbon em 2016, que junto com outros investimentos na mesma área constituem hoje o seu Kiyomi Group.

Actualmente a trabalhar no Grupo Carlsberg, na qualidade de Président Directeur Général Kronenbourg (França), desempenhou as funções de CEO da Unicer, em Portugal, de Interim CEO, na Dinamarca e de Regional Vice-President Western Europe Challenger Markets. A sua carreira anterior combina funções diversas (Vendas, Marketing, Customer Marketing, Liderança Executiva), em empresas de referência (Unilever e Carlsberg / Unicer), geografias várias (Portugal, diversas coordenações internacionais europeias) e missões de elevada complexidade, envolvendo muito significativas responsabilidades de liderança e elevada materialidade de P&L.

Com uma carreira longa, prestigiada e diversificada, podemos falar de três grandes áreas de interesse e de actividade profissional: numa primeira fase, como bem sucedido gestor profissional, ao serviço de empresas como a actual Sumol+Compal, a Gilette, a Knorr Bestfoods, as Publicações Dom Quixote, período durante o qual acumulou funções em Marketing e Vendas, em Portugal e de âmbito internacional, tendo chegado a Director-Geral da Gillette Portugal, da Nova Executive Education e das Publicações Dom Quixote; numa segunda fase, como professor convidado, em diversas universidades de referência, dando sequência ao seu perfil intelectual de alto perfil; mais recentemente, como fundador, “partner” e líder executivo de diversas consultoras, prestadoras de serviços profissionais e sociedades investidoras, de que são exemplo a SellOut, Insert, Copirico, Hi Interactive, Steam, Mindfit e Wisenext.

Economista por vocação, é o protótipo do CFO moderno. Exímio na conjugação da “expertise” mais técnica com a compreensão do desenvolvimento do negócio, superiormente lúcido na gestão dos “stakeholders”, um verdadeiro “consiglieri”, misturando inteligência pura e inteligência emocional. Iniciou a sua carreira como Assistente, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, entre1986 e 1989, ano em que entrou para a Unilever Jerónimo Martins (na altura, Fima-Lever-Iglo). Entre 1989 e 1994, acumulou com as funções de Assistente Convidado e de Professor Convidado, na mesma Faculdade. Desenvolveu toda a sua carreira posterior na Unilever, em Portugal e no estrangeiro, desempenhando actualmente as funções de VP Finance & IT da Unilever Jerónimo Martins e, mais recentemente, de Administrador Não Executivo, no Oceanário de Lisboa (grupo Sociedade Francisco Manuel dos Santos).

O benjamim do grupo. Em 10 anos, passou de Management Trainee, em Lisboa, para Category Director Deodorants Europe, em Roterdão, onde iniciou a sua carreira internacional. A partir daí nunca mais parou. Passou pela Comissão Executiva da Unilever França e, no verão de 2023, assumiu funções como Director Geral da divisão de Functional Nutrition na Índia, a maior aquisição da Unilever nos últimos 20 anos. Daqui a 10 anos, não sabemos onde estará, mas calculamos. Dizer que é a “brilliant mind” é estar perto, sem, contudo, estar totalmente lá”.