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A Nossa Equipa

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JOÃO AZEVEDO E SILVA

Fundador da empresa e seu Managing Director, é especialista em Career Management (processo contínuo de gestão de carreira), em Career Advisory (apoio pontual à tomada de decisão) e Career Strategy (exercício de prospectiva, com cenarização e avaliação de opções de médio e longo prazo).
Antes da Upper Side (fundada em 2015), teve uma carreira de gestão executiva, ao serviço da Unilever (Fima, Lever e Unilever Jerónimo Martins, entre 1995 e 2012), em funções de Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Direcção de Recursos Humanos e como Staff do CEO, e da TIMwe (em 2013), como Director de Recursos Humanos.
Com especial vocação para detecção, recrutamento, desenvolvimento e aconselhamento de talento(s), resolveu criar aquela que é a empresa nacional de referência, quando um gestor profissional (seja jovem em início de carreira, gestor intermédio, director ou executivo sénior), em qualquer fase do seu ciclo profissional, deseja tomar uma decisão de carreira particularmente importante, revisitar a sua estratégia de carreira, posicionar-se nos mercados e perante os decisores mais relevantes, procurar activamente o seu próximo desafio, preparar-se para o “next level” ou tão-só optimizar a sua eficácia profissional (em aspectos não técnicos).

E: joaoazevedoesilva@upperside.pt

L: joaoazevedoesilva

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RICARDO CHAMBEL
FINANCIAL ADVISOR

Ricardo Chambel é um Gestor Financeiro Sénior, com foco em planeamento, controlo de gestão, orçamentação, tesouraria e gestão de equipas com mais de 20 anos de experiência profissional multissetorial e em diversas geografias. Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, no ano de 2000, iniciou o seu percurso profissional na Media Capital Edições onde exerceu funções de Controlo de Gestão e Direção Financeira. Em 2010 lançou em sociedade um pequeno projeto editorial que continua em atividade após a venda. Desenvolveu a atividade de consultoria e auditoria em 2012 voltando ao setor editorial por via da Leya como Controller Internacional do Grupo. No ano de 2015 iniciou a atividade de prestação de serviços financeiros através da sua empresa MyCFO que tanto presta serviços continuados de direção financeira a empresas de média dimensão que não têm necessidade de uma direção financeira a full time, como serviços financeiros ad-hoc e que tem clientes em diversos setores económicos.
É um eclético cozinheiro amador com gosto pela leitura de romances de espionagem.

E: ricardochambel@upperside.pt

L: ricardochambel

Jéssica

JÉSSICA MELO
OPERATIONS MANAGER

Como entusiasta de tudo o que tem a ver com o internacional e o multicultural, decidiu estudar Relações Internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa, e hoje é licenciada e pós-graduada nesta área. Com a pandemia, foi apresentada ao mundo do Marketing Digital. Desde então, participou de uma série de cursos nesta área e trabalhou com diversas entidades governamentais, nomeadamente na parte da comunicação e da gestão da comunidade e das redes sociais, possuindo um cirúrgico pensamento crítico e estratégico e uma criatividade aguçada. Aproveita qualquer tempo livre para viajar. O seu maior “goal” é visitar o máximo de países que conseguir. Adora animais. Desenrasca-se na fotografia. Tem um particular fascínio pelas relações políticas e comerciais da China, então passa horas a ler sobre o assunto.

E: jessicamelo@upperside.pt

L: jessicamesquitademelo

TRAINEES

De tempos em tempos, a Upper Side abre as suas portas a estudantes de Licenciatura ou de Mestrado, em áreas com afinidade à actividade da empresa, para apoiarem directamente o nosso Operations Office (Intelligence, Communication, Community, etc.) e para partilharem connosco “insights” e perspectivas diferentes.
Durante estes períodos de estágio, a Upper Side proporciona uma imersão no dia-a-dia de uma empresa aguerrida, altamente especializada, em crescimento, com excelente ambiente de trabalho, flexível, com uma missão, visão, cultura e ambição perfeitamente definidas e uma gestão participativa e de grande proximidade.

E: office@upperside.pt

CAREER ADVISORS

Cristina Gaspar

CRISTINA GASPAR

É Farmacêutica e Gestora de profissão, com mais de 20 anos de experiência profissional. Licenciou-se na Universidade do Porto e tem um International Executive MBA, pela Universidade Católica do Porto. Após uma experiência académica em Chicago, iniciou a sua própria atividade empresarial numa Farmácia Comunitária, enquanto Managing Partner, que mantém até hoje. Em 2008, iniciou a sua colaboração com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), passando a assumir funções enquanto Vice-Presidente da Direção Nacional, em 2015. Assumiu também funções na Comissão Executiva da “holding” da Associação, com responsabilidades nas áreas Desenvolvimento de Negócio, Transformação Digital e Desenvolvimento de Equipas de Alta Performance, sendo também membro não-executivo nos Conselhos de Administração das empresas participadas. Acumulou vasta experiência na governação corporativa de organizações complexas, na conceção e implementação de novos modelos organizativos e de transformação, assim como na liderança de equipas multidisciplinares. Tem formação complementar em Liderança pela Nova SBE e é certificada em Coaching e Mentoria. As pessoas, o seu bem-estar e desenvolvimento são o seu desafio permanente. É mãe de um rapaz e aprecia um bom livro, uma viagem e um bom momento com os amigos.

E: cristinagaspar@upperside.pt

L: cristinaclarksongaspar

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HELENA FARIA

Helena Faria é especialista em gestão de carreiras com mais de quatorze anos de experiência como Career Management e Outplacement Consultant em organizações de ensino superior e em empresas de consultoria, nacionais e internacionais. Assume actualmente a gestão da área de career services do ISEG – Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa.
Dezassete anos de experiência no desenvolvimento de projectos de reestruturação organizacional, desenvolvimento de equipas, recrutamento, avaliação e selecção de pessoas, análise e diagnóstico de clima e cultura organizacional, avaliação de potencial, gestão da formação, gestão de talentos, gestão de desempenho, e comunicação interna. Em parceria com Management Boards, adquiriu experiência na implementação de planos estratégicos com vista à obtenção de objectivos corporate. Foi Human Resources Manager durante 8 anos numa empresa de IT, responsável pelo start-up e pela Gestão do Departamento de RH.
Com background académico em Psicologia e Gestão de Recursos Humanos, salienta como principais áreas de especialização: Career Management & Advisory; Outplacement; Training & Development; Potential Evaluation; Recruitment and Assessment; Coaching; e Mentoring.

E: helenafaria@upperside.pt

L: hfariaprofile

Kalpna

KALPNA KIRTIKUMAR

Iniciou o seu percurso em 2001, na Consultoria de Recursos Humanos em Lisboa, na área de Capital Humano. Em 2010, integrou, em Moçambique, a Direção de Recursos do BCI – Grupo Caixa Geral de Depósitos, onde foi responsável pela Direção de Recursos Humanos, até finais de 2013. Depois, assume a liderança da Direção de Recursos Humanos do Barclays Bank Moçambique. Sempre em projetos de transformação organizacional, a sua experiência tem abarcado praticamente todas as áreas de Recursos Humanos, numa perspetiva de crescimento ou de reestruturação das organizações. Regressa a Portugal, em 2016, para um cargo regional nos Recursos Humanos do Foreign & Commonwealth Office (UK) e, posteriormente, assume os Recursos Humanos para o mercado EMEA da Talkdesk. Em finais de 2021, opta por uma viragem de carreira e lança-se a solo como Consultora Independente, em áreas Estratégicas de Recursos Humanos, apoiando líderes de pequenas e médias empresas na definição e gestão estratégica de pessoas, atividade que mantém em paralelo com o seu projeto de empreendedorismo social, a Semear Valores, dedicado a mais uma das suas paixões: a Educação. É formada em Psicologia, pela Universidade de Lisboa, com Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE, e Mestrado Executivo em Consulting for Coaching and Change, pelo INSEAD, Fontainebleau. Casada, mãe de dois rapazes, adora viver em Lisboa e é viciada em livros. Pratica regularmente “cross fit” e tem como principais forças o gosto pela aprendizagem, a criatividade e, cada vez mais, o humor.

E: kalpnakirtikumar@upperside.pt

L: kalpna-kirtikumar

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LUÍS BARBOSA

Luís Barbosa é Gestor de Profissão, com cerca de 25 anos de experiência. Depois de se licenciar em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, iniciou a sua actividade profissional na SIBS, onde foi Controller, Director Financeiro e Administrador de algumas empresas participadas. Em 2008, iniciou a sua colaboração com a Dan Cake Portugal, tendo concentrado de forma relevante a sua actividade em funções de restructuração financeira. Em 2012 ingressou como CFO e Administrador do Grupo Moneris, tendo coordenado projectos estructurantes na área do controlo de crédito, negociação com a banca e na área tecnológica. Acumulou 15 anos de experiência na gestão do pelouro de recursos humanos. Entre muitas outras coisas, desenhou e implementou vários programas de mentoring e desenvolvimento de carreiras, por onde passaram quadros que deram saltos relevantes nas carreiras.
Em 2019, passou a dedicar-se em exclusivo ao apoio em empresas em processos de transformação, numa lógica de management-as-a-service. Acompanha actualmente empresas em 10 sectores de actividade distintos. E viveu ele próprio vários desafios de mudança profissional que lhe permitiram melhor compreender a perspectiva dos nossos clientes.
É um apaixonado por música e praticante assíduo de corrida, natação e futebol.

E: luisbarbosa@upperside.pt

L: luisrbarbosa

Mariana

MARIANA CAMILO ALVES

Tem cerca de 30 anos de experiência em retalho, dos quais 20 no segmento de Luxo. Foi Área Manager, na Boutique dos Relógios, entre 2001 e 2008, onde liderou com sucesso o segmento de luxo da marca (BR Plus). Entre 2008 e 2021, foi Retail Director da Nespresso, assumindo a estratégia de retalho da marca em Portugal e a liderança de uma equipa de cerca de 400 pessoas. Durante este período, viveu diferentes contextos de “adversidade” e de transformação, a que teve de se adaptar e que teve de gerir, assegurando a estabilidade da equipa e do negócio. Coach certificada pela ICC (International Coaching Community) e Senior Practitioner Mentor acreditada pela EMCC (European Mentoring & Coaching Council), tem uma sólida experiência em Executive Coaching e Mentoring, em particular no desenvolvimento de competências críticas para uma liderança transformacional e disruptiva. Tem duas filhas, a quem dedica muito do seu tempo livre. O que resta é dedicado ao desporto e viagens. Não dispensa um bom livro, uma boa conversa e um bom momento musical.

E: marianacamiloalves@upperside.pt

L: marianacamiloalves

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NUNO DE ALMEIDA E SILVA

Advogado e especialista em carreira para advogados e juristas.

Desenvolve programas que ajudam advogados/as e juristas a fazer escolhas estratégicas e eventuais transições de carreira, sejam advogados/as integrados/as em sociedades, sejam profissionais atuando como Of Counsel ou desempenhando funções de In-House Lawyer.

Adicionalmente, desenvolve um programa destinado a advogados em prática isolada, em associação ou numa pequena sociedade, com a finalidade de alavancar a sua actividade para o next level.

E: nunodealmeidaesilva@upperside.pt

L: nuno-almeida-real-estate-lawyer-portugal

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PAULA RAMOS

Iniciou o percurso profissional na área da consultoria em 1997 quando integrou o actual Grupo Lift.
Em 2009 integra a direcção executiva onde, para além da coordenação de várias equipas de comunicação, assegurava também a supervisão de um conjunto de clientes.
Em 2014 assume o cargo de Managing Partner, onde se mantém durante os 4 anos seguintes.
Em meados de 2018 deixa a empresa para iniciar um projecto educativo direccionado para crianças, jovens e suas famílias, com actividades de tempos livres, apoio ao estudo e orientação vocacional (psicologia da educação).
Licenciada em Relações Publicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões, tem um Executive Master em Management & Leadership Development pela Universidade Católica.
O gosto pela gestão surge pelo interesse pelas pessoas e pela sua importância no desenvolvimento de qualquer projecto. A capacidade individual de construir e contribuir para processos evolutivos e disruptivos nas organizações, fazem da função de gestão um desafio e uma aprendizagem constante.
É mãe de três rapazes, que são a sua principal fonte de energia e os grandes responsáveis pela sua capacidade de organização. Não dispensa a companhia de um livro, mas é em família que privilegia os tempos livres, idealmente em grandes ou pequenas viagens.

E: paularamos@upperside.pt

L: paula-ramos-1689563

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